André Degasperi

Iniciou-se na arte do teatro ainda na escola de primeiro grau, tendo como primeiros contatos autores como: Augusto Boal e Maria Clara Machado. Era ele quem escolhia os textos, trilha sonora, figurinos; produzia e dirigia o núcleo de dramaturgia da escola, sempre com a supervisão dos professores de português. Além de cuidar da produção, também dava um jeito de sempre estar em cena, como ator, sua maior paixão. Até a oitava série, todos os textos de Maria Clara Machado já tinham sido montados por ele.

No Segundo grau, teve a oportunidade de entrar para o grupo de teatro da FATEC e fazer um curso de dois anos sobre interpretação e artes cênicas. Como resultado surgiu o primeiro trabalho profissional: Perdoa-me por me traíres de Nelson Rodrigues, em cartaz no Teatro Taib e na Oficina Cultural Oswald de Andrade. Em seguida entrou para um grupo de teatro infantil e participou das seguintes montagens: A Bela e a Fera (em cartaz por quatro anos como Lumiere), Sonho de uma Noite de Verão (como Puck) e Escalabum - o encontro das bruxas . Participou da montagem de A Bela e a Fera dirigida por Jacques Lagoa, em cartaz no Teatro Imprensa.

Trabalhou como ator fixo no programa Bom dia e Cia . da apresentadora Eliana, no SBT, fazendo personagens infantis, gravou comerciais e outras peças de publicidade para TV.

Após deixar o teatro infantil, ingressou no curso de formação do ator do CPTzinho do SESC Anchieta, ministrado pelo diretor Antunes Filho eParticipou da montagem do espetáculo Assis Valente – Salve o prazer , de Zeno Wilde (como Antonico).

Na Cia Encena ingressou em 2003 e participou das duas montagens (2003 e 2005 ) , de O Mercador de Veneza de Willian Shakespeare.

participou de diversas oficinas e vivências nas artes cênicas, com destaque para:

-Oficina de criação no Circo – Cirque du Soleil (Oficina Oswald de Andrade); Criação do Clown – OS Parlapatões (Oficina Cultural Oswald de Andrade); Interpretação Shakespeariana – Royal Academy - (Oficina Cultural Oswald de Andrade); Workshop de interpretação Bob Wolfeson – (When we dead awaken) – Teatro Municipal de SP; Oficina de interpretação do estilo Anton Tchecov – Elias Andreato

André Degasperi é jornalista, com pós-graduação em gestão de processos comunicacionais pela ECA-USP. É fluente em inglês e espanhol e possui conhecimentos intermediários em italiano.

e-mail: andredegasperi@jornalista.net